Tão importante quanto uma lista do que fazer, é ter uma lista do que não fazer!

No momento, você está visualizando Tão importante quanto uma lista do que fazer, é ter uma lista do que não fazer!

Você costuma ter uma lista imensa de coisas pra fazer e sempre chega ao fim do dia com a sensação de que não fez tudo que deveria?

É fácil acumular tarefas. Mas será que todas essas tarefas realmente valem o seu tempo e a sua energia?

E se, ao invés de fazer uma lista de coisas a fazer, você criar uma lista do que não fazer?

Parece estranho, né?! Mas é isso mesmo…

Minha proposta é que ao invés de criar uma lista com coisas a fazer, você crie uma lista com todas as coisas com as quais você não vai mais desperdiçar seu tempo. E com isso, acaba tendo mais foco no que realmente merece sua atenção.

O tempo é um recurso escasso, que não pode ser reabastecido, o que significa que precisamos ter muita atenção à maneira como o usamos.

Sempre que se sentir sobrecarregada com uma lista de tarefas fora de controle, pare por alguns minutos e repense criticamente essas tarefas.

Para construir a sua Lista do que não fazer você deve refletir e anotar todas as distrações do seu dia a dia, nas 4 categorias abaixo.

Tão importante quanto uma lista do que fazer, é ter uma lista do que não fazer! 1

SUGADORES DE HORAS

O tempo gasto para ler todas as mensagens dos grupos de WhatsApp, dar uma olhadinha nas Redes Sociais e verificar seu e-mail várias vezes por dia, certamente são coisas que entram nessa categoria. Principalmente quando a gente começa o dia assim…

A maioria das pessoas são mais produtivas na parte da manhã. Por isso, o ideal é começar o dia pelo que é mais importante ou mais complexo. Com o que exige mais atenção.

Então, cuidado para não desperdiçar seu horário mais produtivo (e criativo) com atividades de baixa prioridade.

Tão importante quanto uma lista do que fazer, é ter uma lista do que não fazer! 2

PRISIONEIROS DO SIM

Não se sinta obrigada a dizer SIM o tempo todo. Você tem o direito de dizer NÃO!

Pode ser um não temporário. Afinal, você pode e deve ajudar as pessoas, mas, sempre que possível, reserve horários para isso. Que tal avisar que vai retornar a ligação em um horário mais apropriado, quando você puder dar mais atenção à pessoa?  Você ficará feliz em ajudar e, ao mesmo, tempo, não interromperá a realização das atividades que são importantes para seus próprios resultados.

Tão importante quanto uma lista do que fazer, é ter uma lista do que não fazer! 3

FALSAS EMERGÊNCIAS E URGÊNCIAS

Nem sempre o que parece urgente ou importante, é realmente urgente ou importante.

Filtre e tome cuidado para não furar a fila dos temas que realmente fazem diferença para seus resultados pessoais e profissionais.

Quer ajuda para classificar o que é realmente urgente e importante? Leia este post onde falo sobre como otimizar o dia a dia do seu negócio e simplificar sua vida.

Tão importante quanto uma lista do que fazer, é ter uma lista do que não fazer! 4

SÍNDROME DO DONO DO MUNDO

Tão importante quanto uma lista do que fazer, é ter uma lista do que não fazer! 5

Não faz sentido desperdiçar seu precioso tempo remoendo algo do passado. Nem reclamando de coisas que estão totalmente fora do seu controle.

Às vezes, a vida é o que é. E está tudo bem.

Bola pra frente.

Depois de concluir o brainstorming dos itens a serem adicionados à sua lista do que não fazer, escolha as 3 coisas que mais te afetam e fique vigilante para não cair nesta armadilha de novo!

Tempo é o nosso recurso mais precioso e é limitado. Por isso, é super importante proteger nossas agendas das coisas não essenciais que acabam atrapalhando o que é realmente importante para nós.