Você costuma ter uma lista imensa de coisas pra fazer e sempre chega ao fim do dia com a sensação de que não fez tudo que deveria?
É fácil acumular tarefas. Mas será que todas essas tarefas realmente valem o seu tempo e a sua energia?
E se, ao invés de fazer uma lista de coisas a fazer, você criar uma lista do que não fazer?
Parece estranho, né?! Mas é isso mesmo…
Minha proposta é que ao invés de criar uma lista com coisas a fazer, você crie uma lista com todas as coisas com as quais você não vai mais desperdiçar seu tempo. E com isso, acaba tendo mais foco no que realmente merece sua atenção.
O tempo é um recurso escasso, que não pode ser reabastecido, o que significa que precisamos ter muita atenção à maneira como o usamos.
Sempre que se sentir sobrecarregada com uma lista de tarefas fora de controle, pare por alguns minutos e repense criticamente essas tarefas.
Para construir a sua Lista do que não fazer você deve refletir e anotar todas as distrações do seu dia a dia, nas 4 categorias abaixo.
SUGADORES DE HORAS
O tempo gasto para ler todas as mensagens dos grupos de WhatsApp, dar uma olhadinha nas Redes Sociais e verificar seu e-mail várias vezes por dia, certamente são coisas que entram nessa categoria. Principalmente quando a gente começa o dia assim…
A maioria das pessoas são mais produtivas na parte da manhã. Por isso, o ideal é começar o dia pelo que é mais importante ou mais complexo. Com o que exige mais atenção.
Então, cuidado para não desperdiçar seu horário mais produtivo (e criativo) com atividades de baixa prioridade.
PRISIONEIROS DO SIM
Não se sinta obrigada a dizer SIM o tempo todo. Você tem o direito de dizer NÃO!
Pode ser um não temporário. Afinal, você pode e deve ajudar as pessoas, mas, sempre que possível, reserve horários para isso. Que tal avisar que vai retornar a ligação em um horário mais apropriado, quando você puder dar mais atenção à pessoa? Você ficará feliz em ajudar e, ao mesmo, tempo, não interromperá a realização das atividades que são importantes para seus próprios resultados.
FALSAS EMERGÊNCIAS E URGÊNCIAS
Nem sempre o que parece urgente ou importante, é realmente urgente ou importante.
Filtre e tome cuidado para não furar a fila dos temas que realmente fazem diferença para seus resultados pessoais e profissionais.
Quer ajuda para classificar o que é realmente urgente e importante? Leia este post onde falo sobre como otimizar o dia a dia do seu negócio e simplificar sua vida.
SÍNDROME DO DONO DO MUNDO
Não faz sentido desperdiçar seu precioso tempo remoendo algo do passado. Nem reclamando de coisas que estão totalmente fora do seu controle.
Às vezes, a vida é o que é. E está tudo bem.
Bola pra frente.
Depois de concluir o brainstorming dos itens a serem adicionados à sua lista do que não fazer, escolha as 3 coisas que mais te afetam e fique vigilante para não cair nesta armadilha de novo!
Tempo é o nosso recurso mais precioso e é limitado. Por isso, é super importante proteger nossas agendas das coisas não essenciais que acabam atrapalhando o que é realmente importante para nós.