O que fazer para vender mais e melhor?

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Um dos principais desejos de qualquer empreendedor é vender mais. Arrisco que seja a frase mais dita por quem tem um negócio. Provavelmente esse é o seu maior desejo também.

A maior parte das vezes pensamos que atrair novos clientes é a chave para “vender mais”. E aí, investimos dinheiro e tempo na aquisição de novos clientes.  

Pagamos anúncios em qualquer lugar que nos dê esperança de captar clientes para nossos produtos e serviços. Participamos de eventos e corremos atrás de parcerias. Fazemos posts nas redes sociais várias vezes por dia porque disseram que isso funciona.

E, mesmo fazendo tudo isso, não ficamos plenamente contentes com os resultados.

Mas não me interprete mal. Não quero dizer que as ações acima são inúteis e que não tem importância alguma. Elas funcionam sim. Mas o que quero dizer é que apostar todas as nossas fichas em aquisição de novos clientes é deixar na mesa um tesouro importantíssimo: nossa própria base de clientes.

Preste atenção nessas estatísticas abaixo:

O que fazer para vender mais e melhor? 1

Os dados acima mostram a relevância dos seus próprios clientes para a saúde financeira do seu negócio.

Parece óbvio, não é? Mas tenho certeza que, no papel de cliente, você já teve várias experiências que mostram que, na prática, poucos negócios dão atenção a você após a conclusão de uma venda. 

  • Quantos pediram sua opinião após a entrega do produto/serviço?
  • Quantos te ofereceram novas soluções?
  • Quantos mantiveram um relacionamento para que pudessem ser lembrados na hora de um nova compra?

Não é novidade alguma falar da importância do cliente para seu negócio. Afinal, clientes são a razão da sua empresa existir. Porém, na prática, poucos possuem uma estratégia definida para manter o relacionamento com o cliente após a compra.

Comece a tratar uma compra não como um evento de encerramento de todo o esforço que você fez para captar um cliente.

Trate uma venda como o início de um novo ciclo, como sua “pré-próxima compra”.

Para aumentar sua receita com seus antigos clientes, reflita:

  • Você possui uma estratégia definida de relacionamento com seus clientes?
  • Como você nutre o relacionamento com quem já comprou de você?
  • Como você estimula novas vendas para os antigos clientes?
  • O que pode ser melhorado?