Por que meu negócio precisa de um planejamento?

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Todo negócio, pequeno ou grande, precisa de um planejamento.

Um planejamento consistente funciona como uma bússola. Direciona o foco de uma empresa e dá clareza sobre as prioridades a seguir.

Por que poucos dão importância a essa etapa tão relevante?

Algumas das desculpas mais comuns são:

  • Planejar é muito demorado;

  • Isso é coisa para empresa grande;

  • Tudo muda a toda hora, então, não adianta planejar;

  • Na hora, decido o que fazer.

Se você concorda com algumas destas desculpas acima (ou todas), poderia dar mais uma chance para o tema?

Vale a pena.

Um bom planejamento não toma muito tempo e não dificulta suas decisões. Pelo contrário, ajudar você a tomar decisões e impulsionar seu negócio.

Objetivos de um planejamento:

  1. Escalar e potencializar o que está dando certo;

  2. Reduzir ou eliminar o que não está dando certo;

  3. Criar oportunidades.

Para atingir os objetivos acima, é imprescindível conhecer os detalhes do seu negócio, tanto os indicadores financeiros como os operacionais. Se você já tem o hábito de registrar suas movimentações financeiras (entradas e saídas), é meio caminho andado. Mas isto não é o bastante.

No dia a dia, os detalhes passam despercebidos, não ganham a devida atenção. Aí mora o perigo, são eles que, muitas vezes, revelam grandes ideias.

Portanto, além dos dados de receitas e custos totais, avalie também suas informações por produto/serviço e por cliente.

Você, certamente, encontrará diretrizes para seu (re)planejamento.

Exemplos:

Escalar e potencializar o que está dando certo

Recentemente, você lançou um novo produto, com uma margem de lucro muito boa. As vendas ainda estão baixas, mas os clientes têm elogiado bastante.

Seu planejamento deve identificar essa oportunidade e prever um foco maior nessa oferta.

Reduzir ou eliminar o que não está dando certo

Ao analisar os indicadores do seu negócio, você percebe que o produto que mais vende tem muita troca por defeito. Além do custo com a troca, isso afeta a satisfação do seu cliente. Esse é o pior custo que você pode ter.

Um cliente insatisfeito não recomenda seus produtos/serviços aos amigos, reclama nas redes sociais e tem grandes chances de não voltar a negociar com você. 

Seu planejamento precisa prever a solução desse problema. Se for produção interna, demandará melhorias e correções. Se a fabricação for de terceiros, por que não avaliar novos fornecedores?

Criar oportunidades

Seus clientes têm procurado bastante um produto que você não vende. Será que aí não está uma nova oportunidade de negócio? Se você não tem interesse em comercializar esse produto, avalie uma parceria. Ainda que não ganhe dinheiro com isso de imediato, seu cliente fica mais satisfeito. Você colherá benefícios a médio e longo prazo.

 

Conclusão

Seu planejamento fluirá naturalmente se você desenvolver a rotina de criar métricas e acompanhar seus resultados com olhar atento aos detalhes. Você terá as rédeas do seu negócio e suas decisões serão embasadas em fatos. 

O sucesso espera por você!

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