Era uma vez um blog…

Você está visualizando atualmente Era uma vez um blog…

Essa é a história desse site, desse blog.

Decidi compartilhar um pouquinho da jornada que percorri até o lançamento desse blog. Se você passou ou está passando por alguma dificuldade no seu negócio, sabe que nada é fácil, né?!

Apesar de sempre ter trabalhado com Marketing, posso dizer que sempre estive do lado cliente. Ou seja, eu pedia e alguém fazia para mim. Isso mesmo. Eu fazia um briefing que era enviado para grandes agências e eram elas quem faziam o trabalho sujo (no bom sentido). O que quero dizer é que eram os profissionais das agências que colocavam a mão na massa na hora de criar um site, um hotsite, uma campanha no Facebook. Ou até um filme de TV.

Aí, quando decidi criar esse site me vi completamente perdida. Eu não tinha aprendido a fazer nada disso. Tive vontade de desistir várias vezes durante a construção desse blog. Várias vezes mesmo.

Mas isso virou um desafio. Daqueles que viram uma obsessão.

Sei que está longe da perfeição. Mas o fato é que estamos aqui. Então, de uma forma ou de outra, consegui. Acho que estou no caminho certo.

A onda gigante

Nazaré, uma pequena vila litorânea ao norte de Lisboa, em Portugal, é famosa por suas ondas quem podem chegar a até 35 metros de altura. Ou seja, ondas gigantes. Foi lá que em 2013 a surfista Maya Gabeira se afogou e passou momentos de desespero.

Era uma vez um blog... 1

A questão é que Maya era uma surfista com muita experiência e mesmo assim passou um sufoco por lá. Aquele paredão de água deve ter sido muito, mas muito assustador.

O que a história de Maya e a onda gigante tem a ver com a história desse blog? Já vou te explicar…

É que quando comecei a botar a mão na massa nesse mundo do Marketing Digital, me senti afogada por uma onda tão gigante e assustadora quanto aquelas de Nazaré.

É tanta coisa, tantos conceitos e informações (até desencontradas), método para isso, passo-a-passo para aquilo. É uma sopa de letrinha que você precisa dominar porque tem sempre alguém dizendo que se não fizer tudo isso, seu projeto vai desandar completamente e ninguém vai visitar seu site.

Isso assusta. Desmotiva sim. Afinal, somos seres humanos e às vezes nos deixamos levar por uma maré de pessimismo… (Quem nunca?)

Yes, we can!

Mas tão rápido quanto veio o pessimismo, bons ventos trouxeram o otimismo de volta. O processo era difícil sim, porém possível.  

Bastava aceitar que Roma não foi construída em um dia e entender que esse não era um projeto com início, meio e fim.

Acho que nem posso chamar de projeto, porque, por definição, é uma jornada.

É algo sempre em evolução. Não tem fim.

Com isso em mente, comecei a lutar contra a minha busca pela perfeição. Afinal, não faz sentido falar em perfeição quando alguma coisa muda e evolui todo dia.

OK se sempre terei algo para melhorar. OK se pisar na bola.

Só não podia desistir.

Ah! Anos depois do acidente , Maya Gabeira voltou a Nazaré (em 2018) e fez mais que apenas surfar uma onda gigante. Ela entrou para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, pela maior onda já surfada por uma mulher! É ou não é uma inspiração para todas nós?

Objetividade é tudo!

No caminho para lançar esse blog, uma coisa ficou muito clara para mim: quanto mais simples e objetiva uma explicação, um passo-a-passo, mais fácil eu conseguia dar um passo adiante.

O problema é que a Internet está lotada de método para isso, fórmula para aquilo…

Na prática, vi duas coisas acontecerem com frequência. Ou tudo era superficial demais ou tudo era complicado pra caramba!

Sério! 

Então, assumi um compromisso comigo mesma. Tudo que eu fosse escrever aqui no blog teria que ser simples, objetivo e principalmente, implementável.

E agora que estamos online, quero assumir esse compromisso com você também.

Quando eu falhar, me avise. Pode mandar um e-mail ou escrever aí embaixo nos comentários.

Prometo tentar explicar de uma outra forma, procurar um exemplo… Enfim, fazer o meu melhor para que fique o mais claro possível.

Para colocar o blog em prática, precisa definir 2 pontos importantíssimos:

#1      Para quem seria meu blog?

#2      Sobre o que seria?
 
#1 – Para quem seria meu blog? Quem seria meu leitor ideal?

No exercício de definir minha Persona, concluí que meu leitor ideal é, na verdade, minha leitora ideal.

Era uma vez um blog... 2

O primeiro passo no início de qualquer negócio é definir seu cliente ideal. No mundo digital, chamamos de Persona. Você pode saber melhor sobre isso, neste outro post.

Como é a Persona desse blog?

É uma leitora que é empreendedora e batalhadora. Que é forte, mas às vezes acha que não vai dar conta do recado.  

Uma leitora que é responsável por seu próprio negócio e acaba sendo a “faz tudo” na sua própria empresa (mesmo que tenha alguém para ajudar).

É você? Se te descrevi um pouquinho, continue lendo.

Sei também que o operacional te toma tanto tempo que você acaba deixando todo o planejamento e estratégia para depois.

O problema é que amanhã e depois de amanhã você também terá muitas outras coisas operacionais para executar. E, de novo, não sobrará tempo para pensar estrategicamente.

Esse ciclo vicioso não é produtivo no médio prazo, mas interrompê-lo parece missão impossível, né?!

E se você for mãe, ainda acumula mais um milhão de funções com as crianças e a casa. Isso te deixa sob recarregada e a ponto de explodir?

Você não está sozinha…

#2 – Sobre o que seria esse blog?

Decidi que seria sobre Marketing.

Simplesmente porque Marketing é vital para qualquer negócio, mas muitas vezes é uma parte negligenciada e deixada de lado.

Marketing é uma disciplina que envolve muitos temas. Não se trata apenas da comunicação da sua empresa ou do que você posta nas suas redes sociais.

É muito mais amplo que isso.

As ações de Comunicação são ferramentas do Marketing sim, mas precisam fazer parte de uma estratégia, de um planejamento de Marketing.

Sem planejamento, você e sua empresa estarão nas mãos da sorte. E acredito que não seja com a sorte que você queira lidar, não é?

Quero que este blog seja um espaço que te ajude a parar um pouquinho para refletir sobre algumas possibilidades que podem te ajudar a crescer seu negócio. E também administrar a correria do seu dia-a-dia para que sobre um tempinho para você se cuidar.

E quero que você tenha confiança em si mesmo e na sua capacidade de gerenciar um negócio.

Para que eu possa te ajudar com tudo isso, da melhor forma possível, vou te pedir um favor.

Clique nesse link e me um conta um pouquinho o que mais te preocupa e o que te incomoda na gestão do seu negócio. Assim, posso buscar conteúdos que sejam realmente úteis para você.0